Catraca Livre faz modernização tecnológica e reduz em 32% custos mensais de TI

MODERNIZAÇÃO TECNOLÓGICA 22 de Nov de 2021

Com o projeto com a O2B, a empresa de comunicação ainda melhorou o desempenho e  tempo de resposta do portal.

Empoderar os cidadãos por meio da comunicação é a grande missão da Catraca Livre, portal de notícias com foco especial em cultura. Para garantir o compromisso de levar informação ao seu público, aumentando a qualidade dos serviços e otimizando custos, o veículo apostou na modernização tecnológica de sua infraestrutura de TI.

O projeto, em parceria com a O2B, especialista em Serviços de Cloud, com foco em ambientes modernos hospedados em provedores de Cloud e Data Centers, trouxe resultados expressivos para a Catraca Livre, que reduziu em 32% os custos mensais de TI e conquistou melhora nos principais indicadores do Google PageSpeed Insights, que mede desempenho e tempo de resposta de páginas na web.

“A modernização tecnológica só trouxe benefícios para a nossa operação que já roda totalmente em nuvem, permitindo ao nosso time de Tecnologia focar nos produtos e serviços da Catraca Livre e não mais na infraestrutura. Com a redução significativa que obtivemos nos custos, hoje conseguimos direcionar a verba para outras necessidades, como novas contratações”, conta Renan Bernordi, responsável pela área de Tecnologia da Catraca Livre.

O desafio

Antes de iniciar o projeto de modernização com a O2B, há cerca de dez meses, a Catraca Livre contava com todas as aplicações de infraestrutura alinhadas ao dólar e precisava, além de reduzir custos, manter a estabilidade e qualidade para nacionalizar a maior quantidade de serviços possíveis, principalmente a CDN (rede de fornecimento de conteúdo), em uma infraestrutura projetada do zero.

A solução

Para este desafio, a empresa de comunicação foi buscar no mercado o parceiro ideal e encontrou a O2B, que, logo nas primeiras conversas de alinhamento, apresentou uma solução flexível e adequada para atender às necessidades do portal.

O projeto consistiu na migração de um serviço especializado em Wordpress para o provedor de infraestrutura Digital Ocean, com ambiente orquestrado por kubernetes, automatizando a implantação, o dimensionamento e a gestão de aplicações.

Os resultados

“Em poucos meses, obtivemos grandes resultados e agora, estamos contando com a segurança de ter um parceiro focado em nossas demandas e nos dando suporte necessário, inclusive, fora do horário comercial”, afirmou Bernordi.

Dentre os principais resultados e conquistas com a modernização tecnológica, a Catraca Livre:

  • Reduziu em 32% o custo mensal com TI, com benefício da utilização de servidores no Brasil.
  • Melhora de 19% nos principais indicadores do Google PageSpeed Insights.
  • Possibilidade de migrar para outros fornecedores, como GCP, AWS ou outros serviços que se adequem melhor às nossas necessidades.
  • Monitoração e suporte especializado O2B.

Com os bons resultados da modernização, o projeto com a Catraca Livre seguirá com foco em reforçar a proteção e segurança de dados de seus colaboradores e usuários da plataforma.

| Quer saber mais sobre modernização tecnológica ou como a O2B pode ajudar a sua empresa? Fale com um de nossos especialistas neste link.

Helias Rodrigues

Head of Cloud Architect