DevOps: três passos para uma implementação de sucesso

DEVOPS 26 de Jan de 2022

Hoje, é muito comum ouvirmos que as organizações que implementam a cultura DevOps se destacam como empresas de alta performance. E é verdade!

Porque além de compreender uma cultura de trabalho, a metodologia DevOps introduz uma série de práticas e ferramentas que ajudam os times dos produtos a acelerarem suas ideias em funcionalidades para os usuários.

Como ninguém quer ficar de fora das oportunidades do “futuro”, houve um boom na adoção do DevOps nos últimos anos e junto com ele, vieram as dificuldades para sua implementação, afinal nem tudo são flores!

E por que adotar DevOps? Quais são as dores e desafios que levam à prática?

Toda companhia que conta com um produto digital passa ou já passou por grandes dificuldades no processo de desenvolvimento. Entre as principais, podemos listar:

  • Ausência de um GitFlow bem definido na stack de desenvolvimento.
  • Falta de CI/CD para garantir uma entrega padronizada e segura.
  • Falta de automações importantes de infraestrutura, como Terraform e CloudFormation.
  • Necessidade de centralização de itens de arquitetura, como um repositório de bibliotecas que garantem o reaproveitamento de código.
  • Diferenças críticas entre os ambientes de desenvolvimento e produção (esse é o grande tiro no pé!).
  • Custos altíssimos com a má qualidade das entregas, além de todo pesadelo que isso gera junto aos clientes.

Veja os três passos para uma implementação DevOps de sucesso

1º passo: Agilidade adquirida pela tecnologia e conscientização da cultura

Esta etapa é sobre mudança de mindset e conscientização da necessidade de uma estrutura DevOps. Todo mundo colabora e compartilha a responsabilidade de manter a cultura e as automações.

2º passo: Definição do modelo de trabalho

Mão na massa! Além das definições de ferramentas técnicas, é nesta fase que entra o apoio de uma consultoria para analisar e testar o modelo de trabalho ideal para a empresa.

Segundo Nelson Abu, CEO da Abu Consultoria e nosso parceiro na solução DevOps Immersion, experienciar a metodologia é a melhor forma para compreender os desafios e as vantagens da cultura DevOps, que propõe trabalho em equipe com tecnologias para automatizar processos. “Dessa forma, os processos, que são comuns em toda empresa, passam a ser impactados pela produtividade e pela performance”, explica.

Para Abu, “um dos diferenciais da parceria com a O2B é que a empresa consegue criar soluções que melhor se aplicam à realidade do cliente, além de se adaptar às tecnologias já existentes na operação, para que o cliente tenha sempre a melhor experiência”, destaca.

3º passo: Planejamento e capacitação de time

É hora de mergulhar na cultura DevOps! A partir da estrutura que foi montada, esta é a etapa para capacitar o time com treinamentos sobre a cultura e competências necessárias para sua manutenção.

E quais os impactos do DevOps nos negócios?

Para Reynaldo Gagliardi, nosso QA & Delivery e responsável por projetos DevOps, a essência da cultura DevOps é estabilidade e agilidade, e podemos derivar esses benefícios em vários outros, como segurança, qualidade, padronização, time to market, escalabilidade, entrega contínua e integração contínua, além de redução de custos.

Todas as áreas da empresa envolvidas com projetos de desenvolvimento tiram proveito do DevOps:

  • Desenvolvimento: agilidade nas entregas e integração com os serviços e projetos parceiros.
  • Qualidade: automação de testes e validações de performance com mais aderência à realidade das entregas.
  • Segurança: garantia constante e automatizada dos interesses do usuário, sem a visão "viciada" do ser humano.
  • Negócio: redução significativa do lead time nas entregas sem comprometer a boa experiência de usuário.

Bom, ficou claro que não ter DevOps hoje em dia é perder eficiência e oportunidades. Que tal otimizar essa jornada rumo a uma implementação de sucesso? Para saber mais, entre em contato com a gente.