O que Executivos devem entender sobre Kubernetes - Parte 2

KUBERNETES Fev 11, 2020

Princípios do Kubernetes

Embora os containers individualmente tenham muitos benefícios, pode ser difícil gerenciá-los em escala. Ter uma maneira de gerenciar aplicações em containers de maneira uniforme e eficaz é um elemento essencial de arquiteturas nativas em cloud. O Kubernetes surgiu como a solução para o gerenciamento de containers. Desde que foi aberto pela primeira vez em 2014, o sistema Kubernetes se tornou o orquestrador de containers mais popular, ofuscando outras soluções. Já foi adotado por mais de 50% das empresas da Fortune 500.

Com base em alguns princípios básicos, o Kubernetes provou ser mais flexível e fácil de configurar e implantar em escala do que outras alternativas à orquestração de containers.

  • Portabilidade para várias clouds. Os containers são portáveis em uma variedade de ambientes, desde ambientes virtuais a bare metal. O Kubernetes é suportado em todas as principais clouds públicas, incluindo AWS, Google Cloud Platform e Microsoft Azure. Como resultado, você pode rodar aplicações em containers no Kubernetes em vários ambientes diferentes.
  • Escalabilidade. Aplicações nativas em cloud escalam horizontalmente. O Kubernetes usa “auto-scaling”, gerando instâncias adicionais de containers e expandindo automaticamente em resposta à demanda.
  • Alta disponibilidade. O Kubernetes adota uma abordagem de auto-correção da infraestrutura que reduz a criticidade de falhas individuais, tornando os incidentes críticos menos comuns e onerando menos as equipes de operação.
  • Baseado em API. A estrutura essencial do Kubernetes é sua API REST. Tudo no ambiente Kubernetes pode ser controlado através da programação.
  • Integração e extensibilidade. O Kubernetes é extensível para trabalhar com as soluções nas quais você já confia, incluindo serviços de logging, monitoramento e alerta. A comunidade do Kubernetes está trabalhando em uma variedade de soluções open source complementares ao Kubernetes, criando um ecossistema rico e de rápido crescimento.

Como o Kubernetes ajuda a sua empresa?

O ambiente Kubernetes — com serviços uniformes de implantação, gerenciamento, dimensionamento e disponibilidade para aplicações em containers — oferece vantagens significativas para infraestrutura e desenvolvimento, contribuindo diretamente para o sucesso de seus negócios.

Como o Kubernetes ajuda os desenvolvedores

A infraestrutura convencional de TI baseada em “chamados” é substituída por uma infraestrutura “self-service” que permite que os desenvolvedores acessem os recursos que eles precisam, quando precisam. A comunidade Kubernetes se concentra em tornar a experiência do desenvolvedor o mais clara e direta possível. O resultado é um deploy mais frequente, tempo reduzido para a produção e correções e ajustes mais rápidos.

Como o Kubernetes ajuda os times de Operações

Para o time de Operações, os recursos de infraestrutura são clusterizados e podem ser consumidos e liberados elasticamente, permitindo um dimensionamento contínuo e uma maior utilização de recursos. O Kubernetes elimina muitas das tarefas manuais de provisionamento e outras da TI corporativa convencional.

Os clusters Kubernetes implantados em diferentes clouds públicas e privadas fornecem um ambiente de gerenciamento uniforme e processos operacionais idênticos, reduzindo a curva de aprendizado associada ao gerenciamento de um ambiente de várias clouds e minimizando o risco de erro humano.

Até 2020, 75% das aplicações que suportam negócios digitais serão “construídos” e não “comprados” - Gartner

Conclusão

O Kubernetes aumenta a velocidade de desenvolvimento de software na sua empresa. Os benefícios diretos que o Kubernetes oferece para as equipes de tecnologia tem um efeito em cascata, que beneficia sua empresa, seus parceiros e fornecedores e seus clientes.

• Infraestrutura e aplicações mais confiáveis. A capacidade de criar automação para lidar com diferente tipos de falha e eventos inesperados, se traduz em níveis de serviço mais altos para todos os usuários dos serviços digitais da sua empresa.

• Auditável, visível e depurável. Aplicações complexas podem ser obscuras. As ferramentas nativas de cloud fornecem mais informações sobre o que está acontecendo em sua aplicação, facilitando a identificação e correção de problemas, a otimização dos serviços e o tempo de resposta.

• Segurança. Os recursos nativos em cloud permitem que os desenvolvedores desempenhem um papel ativo na criação de aplicações seguras, que protegem a propriedade intelectual da sua empresa e as informações privadas de clientes e funcionários.

O sucesso dos negócios a longo prazo dependem de serviços digitais confiáveis, rápidos e seguros. Kubernetes é um investimento inteligente no sucesso digital da sua empresa.

Para saber mais sobre as soluções que a O2B vem aplicando em seus projetos e como engajar no mundo do Kubernetes, entre em contato conosco pelo nosso site.

Leia aqui a primeira parte dessa história.

Andre Galvani

Executivo de TI com experiência na liderança e implementação de sistemas de informações corporativas regionais e globais em larga escala para as principais empresas.