VLI implementa kubernetes com a O2B e aumenta performance do seu sistema integrado de operações em portos e terminais

KUBERNETES 17 de Fev de 2022

Para garantir uma gestão unificada e melhor desempenho do seu Sistema Integrado de Operações (SIOP), a VLI, empresa de soluções logísticas que integram portos, ferrovias e terminais, implantou clusters de kubernetes em parceria com a O2B, especialista em Serviços de Cloud, com foco em ambientes modernos hospedados em provedores de cloud e data centers.

Com aplicações em containers e ambiente on-premise, a empresa buscava um parceiro para garantir a sustentação e a alta disponibilidade do SIOP, que é voltado aos registros logísticos das operações nos portos e terminais da empresa, espalhados pelo Brasil.

O projeto

“Atualmente, contamos com dez clusters de kubernetes, com a O2B sustentando o ambiente com suporte dedicado 24/7, o que nos traz tranquilidade em relação a operação e resposta rápida em casos de eventos do ambiente”, pontua Roberta Mol, especialista DevOps da VLI.

O kubernetes (ou K8s) possibilita implantar e executar aplicações complexas que requerem vários containers, agrupando recursos físicos ou virtuais para hospedagem de aplicações na nuvem ou on-premise. O kubernetes é extensível, autorreparável e dimensiona aplicações automaticamente.

De acordo com Alberto Vásquez, arquiteto de Soluções na VLI, hoje o projeto SIOP faz parte da principal entrega da empresa, o que traz um valor maior à parceria. “Além da expertise em implementação e gerenciamento de kubernetes, a O2B está constantemente nos trazendo pontos de melhoria do ambiente, o que consideramos um diferencial, pois demonstra que eles querem crescer com a gente”, destacou.

[Confira o case da Webmotors e veja os resultados que nossa parceria tem gerado ao negócio da empresa!]

Benefícios e resultados

O projeto tem oferecido vantagens significativas para infraestrutura e desenvolvimento de aplicações, como:

  • Melhor desempenho do SIOP.
  • Velocidade para escalar aplicativos em containers.
  • Time to market mais rápido e eficiente.
  • Resposta rápida a crises com suporte 24/7.
  • Otimização dos recursos e melhoria contínua do ambiente.

Vásquez ainda destaca que o projeto do SIOP segue em crescimento com a expansão em novas localidades em que a VLI tem operação. A empresa também está dando início a implementação de kubernetes em ambiente cloud.

Quer saber mais sobre as vantagens que o kubernetes pode trazer para o seu negócio? Entre em contato com a gente aqui.