Webmotors ​atinge 100% das aplicações críticas monitoradas com soluções da O2B

CloudOps 8 de Dez de 2021

A Webmotors, especialista no segmento de compra e venda de carros e motos, implementou soluções da O2B, especialista em Serviços de Cloud, com foco em ambientes modernos, para ​garantir a qualidade da Operação de Infraestrutura de Cloud (CloudOps).

O CloudOps é a área onde os profissionais de tecnologia monitoram e gerenciam toda infraestrutura e eventos do ambiente em Cloud a fim de evitar falhas e problemas que possam interromper a operação da empresa. No time de CloudOps são monitorados ativos como hardwares, softwares, dispositivos de rede, links de internet, serviços de cloud pública e aplicações.

Segundo Denis ​Dainese, gerente de TI da Webmotors, entre os principais resultados, a empresa atingirá 100% das aplicações críticas monitoradas em suas plataformas até o fim deste ano, além de estar antecipando problemas e garantindo a observabilidade de todo ambiente produtivo.

“Com a O2B, hoje contamos com um serviço de monitoramento de qualidade, com processos bem definidos e com o apoio de um time extremamente engajado com os nossos  objetivos'', afirma o executivo de TI.

Leia também o case da Catraca Livre e confira os resultados expressivos que nossa parceria tem gerado!

O desafio

Toda empresa que conta com o apoio de tecnologias para otimizar seus processos e trazer mais agilidade e eficiência aos negócios precisa monitorar constantemente o ambiente de TI para garantir estabilidade, evitar falhas e problemas que possam interromper a realização dos negócios.

Uma das maneiras de monitorar o ambiente de TI é por meio da área de NOC, um centro de operações, onde os profissionais atuam de forma preventiva e proativa. Este serviço pode ser feito internamente ou externamente, com o apoio de empresas especializadas como a O2B.

“O principal desafio deste projeto foi estruturar toda área de Operações de Cloud da Webmotors com ferramentas e processos”, afirma Fernando Tinem, líder de Infraestrutura de TI e Segurança da Informação da Webmotors.

A solução

O projeto na empresa, que está há mais de 26 anos inovando na experiência dos consumidores no universo automotivo, envolveu a implantação de uma operação dedicada da O2B para gerenciamento de ambiente em cloud (AWS).

“O time de Operação agrega um valor excepcional ao negócio. Eles são a primeira linha de ação quando temos qualquer problema em produção que pode afetar os serviços que prestamos aos nossos clientes, com a missão de rapidamente identificar e solucionar os incidentes, e, quando necessário, acionar as demais equipes”, explica Tinem.

Resultados

A parceria com a O2B permitiu a Webmotors contar com um serviço de monitoramento de qualidade, com processos bem definidos e um time qualificado e engajado com os objetivos da empresa. Dentre os principais resultados para o negócio, estão:

  • Visibilidade e controle total do ambiente.
  • 100% das aplicações críticas monitoradas nas plataformas.
  • Automatização de alertas de eventos e manutenção ativa.
  • Monitoração assertiva 24/7 de rápido gerenciamento de incidentes.
  • Diminuição no tempo de indisponibilidade e aumento da eficiência.
  • ​Antecipação de problemas e Observabilidade de todo ambiente produtivo.

Com estes resultados, os próximos passos do projeto na Webmotors em parceria com a O2B seguirá ​com um escopo direcionado a refinar ainda mais a Observabilidade das aplicações e os processos da área de Operações.

| Contar com uma empresa especializada para monitorar e gerenciar o ambiente em cloud da sua empresa aumenta a disponibilidade de recursos e permite que sua equipe foque no negócio. Veja como a O2B pode te ajudar, clicando aqui!

Helias Rodrigues

Head of Cloud Architect